Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2019

Coisas que escrevi este ano | Esplanada

Esplanada Estava a beber uma bica na esplanada (não gosto de esplanadas) e pareceu-me ver a rapariga de pérola. Não deveria ser ela, visto que já terá aí uns 50 anos,. Entretanto alguém pede um café sem princípio e um bolo daqueles dali. Dali? Sim, daqueles dali. Estou a (re)ler um livro. Gosto muito.

XX | I Dare You

Destroyer | Chinatown

Novo ano

Talvez a maior obsessão de 2020 seja a de não falhar. Quantas vezes olhamos aos balanços do ano e nos interrogamos sobre o que se passou este anos e o que aconteceu ou deveria ter acontecido. O que é quer queremos todos no fim do ano a esbarrar no princípio de outro que se anuncia por aí? Que seja melhor, mesmo que o ano corrente tenha sido bom. melhor é aquilo que desejamos sempre. Mas onde falhamos? Se falhamos, porque admitir ainda se torna mais difícil nesta análise. Não falhamos. Apenas fizemos aquilo que estava previsto ser feito. Só isso. Este ano o fim do ano coincide com o fim da década, a segunda do ano 2000. E assim entramos na terceira. Será a década mais importante da minha vida, diria eu do alto da minha sinceridade. E vai ser, porque depois não terei mais tempo de dizer o que quer que seja. Apenas isso, um novo ano que vai começar e muitas ilusões por aí. É só mais um ano, e mais uma década.

Walt Whitman | O poeta

Eu sou o poeta do Corpo Eu sou o poeta do Corpo e sou o poeta da alma, as delícias do céu estão em mim e os horrores do inferno estão em mim - o primeiro eu enxerto e amplio ao meu redor, o segundo eu traduzo em nova língua. Eu sou o poeta da mulher tanto quanto o do homem e digo que tanta grandeza existe no ser mulher quanta no ser homem, e digo que não há nada maior do que uma mãe de homens. Canto o cântico da expansão e orgulho: já temos tido o bastante em esquivanças e súplicas, eu mostro que tamanho nada mais é do que desenvolvimento. você já passou os outros, já chegou a Presidente? É pouco: até aí hão de chegar e irão ainda mais longe. Eu sou aquele que vai com a noite tenra e crescente, e invoco a terra e o mar que a noite leva pela metade. Aperte mais, noite de peito nu! Aperte mais, noite nutriz magnética! Noite dos ventos do sul, noite das poucas estrelas grandes! Noite silenciosa que me acena - alucinada noite nua de verão! Sorria, ó terra cheia de volúpia, de hálito frio!...

Nick Cave and the Bad Seeds | Distant Sky Live in Copenhagen

Nick Cave decidiu dar uma bela prenda de anos a todos, disponibilizando o vídeo integral do concerto Distant Sky gravado em Copenhaga. O vídeo integral pode ser visto aqui.

Amor e Verdade | Luís Severo

Cantei ao Vento Norte, assim começa a lindíssima canção do Luís Severo, "Amor e Verdade". Cantei ao vento norte Para a avalanche te dar direcção Tu que falas de sorte, agora Que já te falta coração Deixaste a mocidade à espera Fumo a desaparecer E só voltou a primavera P'ra trabalhar até morrer Canta, voz, canta Dá-me uma esperança nesta cidade Se o medo já se alevanta Canta de amor e verdade Lisboa, chora agora Não há filho teu que não te venda Fazem de ti boneca, à espera Que no fim ainda tenhas remenda Perdeste a graça a ver caminho Passou-te a carruagem Não fosse o olhar do menino Pronto a seguir tua viagem Gastavas a flor do tempo Na nossa velha maldade Irónico o teu lamento Que já não presta nesta idade Fui moço, já sou homem Deu tédio aprender Vesti, pior cantei, pior foi E agora não venhas saber Se este amor é que me dá fé Se é verdade ou não é Sem comparar já se alavanta E a cantar morre de pé, vai e Canta, voz, canta Dá-me...

De outros tempos

Acaba por ser impressionante. De forma estatística, enviei assim que por acaso uma cento e cinquenta sms de felicitações natalícias e apenas um terço me correspondeu. Diria que o Natal, aquele Natal que conhecemos já não funcionar sequer da mesma forma como o conhecemos num passado não muito distante. São os novos tempos, natalícios, ou como disse a alguém há relativamente pouco tempo é esta fobia natalícia que nos rodeia hoje. mas quem é que se importa com isso?